sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

METRÔ DE FORTALEZA ENTRA EM OPERAÇÃO EM JUNHO

 O Governo do Estado já marcou as datas das duas fases de testes do metrô de Fortaleza: 15 de junho e 15 de outubro de 2012. A segunda fase foi anunciada hoje pelo secretário de infraestrutura Adail Fontenele
 O metrô de Fortaleza passará a fazer todo o trecho de Maracanaú ao centro de Fortaleza a partir de 15 de outubro deste ano durante a segunda fase de testes com passageiros. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (10) pelo secretário de infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, durante visita de empresários às obras do metrô. A visita faz parte do projeto “O Ceará que a gente faz”, iniciativa do Governo do Estado por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão, foi coordenada pelo titular da pasta, Eduardo Diogo.  
Rômulo Fortes faz apresentação dos projetos do Metrofor a grupo de empresários
Durante esta segunda fase, as composições passarão por todas as 18 estações da linha Sul do metrô. “Duas estações, a Xico da Silva e a José de Alencar, ainda estarão em fase de acabamento, mas poderão receber os passageiros”, afirma.
De acordo com Rômulo Fortes, presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), a primeira fase será iniciada no dia 15 de junho. “O metrô vai sair de Maracanaú e irá parar na estação Parangaba. Esses testes servirão para fazer quaisquer ajustes necessários”, afirma.

Testes
Segundo Rômulo Fortes, essas operações são chamados “testes dinâmicos” e consiste em colocar os equipamentos em funcionamento para ajuste. “É uma fase necessária para oferecer segurança quando formos iniciar a operação comercial. Antes fazemos a operação assistida, que consiste em transportamos passageiros sem a cobrança de passagem. Mas também o passageiro está consciente que é uma fase de teste”, explica. Antes dos testes dinâmicos, ocorrem os testes estáticos na oficina do Metrofor.
Linha Sul
A linha Sul, que está sendo concluída pelo Metrofor, irá ligar Fortaleza a Pacatuba. São 24,1 km de extensão em via dupla, sendo 18 km de superfície, 3,9 km subterrâneo e 2,2 km em elevado.
Esta linha irá receber um total de 20 trens que formarão dez composições de 80 metros, cada. Estão sendo finalizadas 18 novas estações: Carlito Benevides (antiga Vila das Flores); Jereissati; Maracanaú; Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú); Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara); Alto Alegre; Aracapé; Esperança (antiga Conjunto Esperança); Mondubim; Manoel Sátiro; Vila Pery; Parangaba; Couto Fernandes, Porangabussu; Benfica; São Benedito; José de Alencar (antiga Lagoinha); Central –   Xico da Silva (antiga João Felipe).
Além dessas 18 estações, o Governo do Estado conseguiu a inclusão de mais duas estações no cronograma de obras: Juscelino Kubitschek e Padre Cícero. As duas estações já estavam previstas desde a concepção original da Linha Sul, mas com o Plano de Mobilidade Urbana gerado pela Copa do Mundo da Fifa em 2014, suas implantações foram antecipadas. Com isso, a Linha Sul do Metrô de Fortaleza, que liga Pacatuba ao Centro de Fortaleza, terá ao todo 20 estações.
A obra está recebendo um investimento total de R$ 1,705 bilhão. Em 2013, serão feitos os ajustes finais. A expectativa é transportar 350 mil passageiros por dia, com a integração plena com os terminais de ônibus.
A implantação do metrô de Fortaleza é considerada a maior obra estruturante da capital. A expectativa é que o metrô solucione um dos grandes problemas da cidade, que é o ordenamento de seu trânsito. A necessidade de se aumentar a oferta de transporte público de qualidade em substituição aos carros de passeio tem sido um dos objetivos de governos para desafogar as vias e melhorar a mobilidade urbana.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

CONCURSADOS NÃO CONVOCADOS CRIAM COMUNIDADES NAS REDES SOCIAIS

A falta de respeito para com os candidatos aprovados no ultimo concurso público da Prefeitura de Caucaia continua, acontece que, vários cconcursados aprovados, ainda não foram convocados para assumirem seus respectivos cargos de direito, entre eles: Serviços Gerais, Guardas Municipais e servidores da área da saúde. 
Diversos segmentos, entre eles, Guardas Municipais, se organizam em comunidades, sites de relacionamentos e outros para tentarem mobilizar o Poder Executivo Municipal á convocá-los, tendo em vista o vencimento do prazo do edital de convocação. 
A falta de responsabilidade desta administração é horrenda, exemplo disso é a falta de medicação nos postos de saúde e a falta de compromisso com esses concursados.